No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
Exercer uma função de auxiliar de ação educativa
Compreender o crescimento e as fases de desenvolvimento infantil
Intervir pedagogicamente de acordo com as situações
História e competências do profissional de ação educativa;
Estruturas e dinâmicas familiares e importância do envolvimento parental;
Relação afetiva e pedagógica com a criança;
Comportamentos da criança e fases do processo comunicativo não violento;
Estabelecimentos de educação;
Organização funcional;
Intervenientes educativos;
O/a auxiliar de ação educativa;
Código deontológico da profissão;
Desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo, cognitivo e da linguagem;
Relacionamento afetivo e desenvolvimento;
As diferentes áreas do desenvolvimento infantil;
Relação entre os diferentes comportamentos da criança e o modelos de escola/ensino atual;
A evolução histórica da educação especial em Portugal;
O conceito de necessidades educativas especiais ;
Novo enquadramento legal das necessidades educativas especiais;
A educação especial em Portugal;
Necessidades educativas temporárias e permanentes:
A chegada de um filho com deficiências;
Etapas de desenvolvimento: sinais de alarme;
Estratégias de intervenção;
A família;
Os vários tipos de necessidades educativas especiais - perturbações intelectuais:
Síndrome de autismo:
Síndrome de down;
Síndrome de asperger;
Dificuldades específicas de aprendizagem;
Deficiências físicas, motoras e perturbações da fala;
Sobredotação;
Hiperatividade;
Paralisia cerebral e deficiência visual e auditiva;
Estratégias de aplicabilidade em sala de aula e nos diferentes contextos;
A inclusão na escola;
A integração na vida ativa;
Pais ou encarregados de educação - direitos e deveres;
Modelos e técnicas pedagógicas;
Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas;
Técnicas de expressão e atividades práticas de creche, jardim de infância e centros de atividades de tempos livres;
Técnicas de animação de grupo;
Saúde na infância;
Conceitos e fases do desenvolvimento infantil;
Crescimento e desenvolvimento infantil;
Noções básicas de primeiros socorros pediátricos;
Esta formação destina-se a todos que queiram desenvolver habilidades técnicas no acompanhamento das diferentes fases do processo educativo das crianças, creches e jardins-de-infância e centros de atividades de crianças.
Pode realizar esta formação em dois regimes:
Live training
Neste Regime usufrui de aulas em direto uma vez por semana das 19h30 às 22h30 com a câmera ligada (o dia de semana será a delinear de acordo com a calendarização que temos em vigor). Este modo de aprendizagem permite a partilha de experiências entre formadores e formandos, promovendo o dinamismo, o espírito de entreajuda e o acompanhamento na hora da aula. Para além das aulas em direto terá também uma aula assíncrona por semana. Esta aula assíncrona é uma etapa de elaboração de trabalhos propostos ou esclarecimento de dúvidas acerca da matéria dada.
E-learning
Neste regime tem acesso aos conteúdos módulo a módulo de modo a seguir uma sequência equilibrada dos recursos inerentes à formação, sempre com acompanhamento do formador responsável por todo o seu processo, tendo uma sessão síncrona de uma hora no final de cada módulo finalizado. Deste modo, pode gerir o seu tempo de acordo com as suas necessidades, realizando o seu curso ao seu ritmo.
Estágio: 160 horas (Opcional)
Live Training
Pronto pagamento - 550€ (campanha promocional)
ou 8 mensalidades de 95€
E-learning
Pronto pagamento - 650€ (campanha promocional)
ou 9 mensalidades de 95€